O MELHOR DO ROCK ANTIGO III (BEATLES)


Beatles foi uma conhecida banda de rock do inicios dos anos 60. Seus integrantes eram de Liverpool, Inglaterra. Constituida por Paul McCartney (baixo,piano e vocais) John Lennon (guitarra, piano, vocais) George Harrison (guitarra solo e vocais) e Ringo Starr (bateria e vocais). Os “gatoros de Liverpool” como eram chamados ou “Fab Four” (Quarteto Fantastico) obtiveram fama e sucessos muito rapidamente e até hoje inéditas para uma banda musical, os Beatles se tonaram a banda mais influente do séc. XX.

Quinto Beatles é um termo informal usado pelos fãs da banda e por vários comentaristas da imprensa ou de entretenimento, relacionado a pessoas que tiveram uma forte associação com o “quarteto de Liverpool”, com exceção de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. Foi e ainda é atribuído a:

  • Stuart Sutcliffe, pelo seu papel no início do grupo como baixista;
  • Pete Best, baterista do grupo de 1960 a 1962; substituído por Ringo Starr;
  • Neil Aspinall, gerente dos Beatles de sua criação até 1963 e, em seguida, seu assistente pessoal. Foi ao leme da empresa Apple Corps de quase quarenta anos antes de aposentar em fevereiro de 2007, um ano antes da sua morte em março de 2008;
  • Klaus Voormann, artista, amigo dos Beatles e designer das capas do Revolver e do The Beatles Anthology;
  • Brian Epstein, descobridor do grupo e, em seguida, empresário dos Beatles até a sua morte em 1967;
  • George Martin, patrono da gravadora Parlophone, uma divisão da EMI, que contrata os Beatles em 1962. Neste ano em diante, ele produziu quase todos os álbuns do grupo, e escreveu a maior parte dos acordos e instrumentação com os Beatles, tocando teclados com frequência. Ele continua, até hoje, produzindo álbuns póstumos, como a série The Beatles Anthology e a compilação Love;
  • Jimmy Nicol, baterista que substituiu Ringo Starr quando ficou doente, para uma dezena de concertos durante a turnê australiana dos Beatles em junho de 1964;
  • Derek Taylor, assessor de imprensa e confidente dos Beatles. George Harrison disse em 1988: “Só havia dois ‘quinto beatle’: Neil Aspinall, e Derek Taylor”;
  • Billy Preston, tecladista que participou da gravação do álbum Let It Be, e também em algumas faixas de Abbey Road (1969).

Discografia dos Beatles se inicia toda em vinil, na década de 60 não existia ainda o compact disc. A discografia dos Beatles é muito complicada, isto se deve ao fato que na maioria dos países era possível que as gravadoras responsáveis pelo lançamento das músicas da banda fizessem seus próprios álbuns com seleções de músicas diferentes da lançada na Inglaterra, terra natal dos Beatles. Somente em 1975 a discografia no mundo inteiro foi reunificada em relançamentos.

Discografia Brasileira:

Começa com capas e seleções de música diferente das versões inglesa e americana. Os álbuns também possuiam nomes diferentes dos LPs ingleses e americanos, com exceção de Os reis do Iê Iê Iê (versão igual ao Lp inglês chamado A Hard Day’s Night):

  • Beatlemania (1963)
  • Beatles Again (1964)
  • Os Reis do Iê, Iê, Iê (1964)
  • Beatles 65 (1965)
  • Help! (1965)

A partir de Rubber Soul, a discografia brasileira seguiu os lançamentos ingleses:

  • Rubber Soul (1965)
  • Revolver (1966)
  • Beatles Oldies…but goldies (1967) -coletânea
  • Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (1967)
  • The Beatles ou Álbum Branco (1968)
  • Yellow Submarine (1968)
  • Abbey Road (1969)
  • Hey Jude (álbum) (1970) -coletânea
  • Let it be (1970)
  • The Early Years (1971) -músicas com Tony Sheridan
  • Beatles forever (1972) -coletânea rara (primeira prensagem), pois a música Penny Lane tem dois erros( parada na música e um erro de rotação, se for da primeira tiragem)
  • The Beatles 1962/1966 (1973) -coletânea
  • The Beatles 1967/1970 (1973) -coletânea

Em 1975, os primeiros álbuns foram relançados igual ao lançamento inglês e os discos Beatlemania, Beatles again, Beatles 65 foram retirados de circulação. Os outros álbuns foram reeditados e continuaram com mesmo nome e capa (Rubber Soul, Revolver, Sgt Pepper’s, The Beatles, Yellow Submarine e Let it be):

  • Please Please Me (1975)
  • With the Beatles (1975)
  • Beatles for Sale (1975)
  • Help! (1975)


Help!



Come

Together


Letra

Help, I need somebody
Help, not just anybody
Help, you know I need someone, help!

When I was younger, so much younger than today
I never needed anybody’s help in any way
But now these days are gone, I’m not so self assured
Now I find I’ve changed my mind and opened up the doors

Help me if you can, I’m feeling down
And I do appreciate you being round
Help me, get my feet back on the ground
Won’t you please, please, help me

And now my life has changed in oh so many ways
My independence seems to vanish in the haze
But every now and then I feel so insecure
I know that I just need you like I’ve never done before

Help me if you can, I’m feeling down
And I do appreciate you being round
Help me, get my feet back on the ground
Won’t you please, please, help me

When I was younger, so much younger than today
I never needed anybody’s help in any way
But now these days are gone, I’m not so self assured
Now I find I’ve changed my mind and opened up the doors

Help me if you can, I’m feeling down
And I do appreciate you being round
Help me, get my feet back on the ground
Won’t you please, please, help me, help me, help me, oh

Tradução

Socorro!
Socorro! Eu preciso de alguém!
Socorro! Não qualquer pessoa
Socorro! Você sabe que eu preciso de alguém socorro!
Quando eu era jovem, muito mais jovem que hoje
Eu nunca precisei da ajuda de ninguém em nenhum sentido
E agora estes dias se foram, eu não sou uma pessoa assim tão segura
Agora eu acho. Eu mudei minha mente e abri as portas
Ajude-me, se você puder, eu me sinto pra baixo
E eu aprecio você estar por perto
Ajude-me, coloque meus pés de volta no chão.
Você não vai, por favor, ajudar-me?
E agora minha vida mudou em muitos sentidos
Minha independência parece dissipar-se na neblina
Mas de vez em quando me sinto tão inseguro
Eu sei que preciso de você como nunca precisei antes
Ajude-me, se você puder, eu me sinto pra baixo
E eu aprecio você estar por perto
Ajude-me, coloque meus pés de volta no chão.
Você não vai, por favor, ajudar-me?
Quando eu era jovem, muito mais jovem que hoje
Eu nunca precisei da ajuda de ninguém em nenhum sentido
E agora estes dias se foram, eu não sou uma pessoa assim tão segura
Agora eu acho. Eu mudei minha mente e abri as portas
Ajude-me, se você puder, eu me sinto pra baixo
E eu aprecio você estar por perto
Ajude-me, coloque meus pés de volta no chão.
Você não vai, por favor, ajudar-me?

2 Respostas to “O MELHOR DO ROCK ANTIGO III (BEATLES)”

  1. o que falar de uma das melhores bandas de todos os tempos
    são incriveis

Deixe uma resposta

