O MELHOR DO ROCK ANTIGO (CREEDENCE)


Enquanto o Duelo Musical entre The Offspring e Pennywise continua empacado, resolvi dar continuidade ao blog. Para esse fazer esse post tive que mergulhar bem lá no fundo do baú do Rock’N Roll para resgatar essa banda que fez sucesso no final dos anos 60 e início dos 70. Trata-se de Creedence Clearwater Revival, conhecida por todos como Creedence

Creedence Clearwater Revival foi uma banda de rock and roll americana formada por John Fogerty (guitarra e vocais principais), Tom Fogerty (guitarra), Stu Cook (baixo) e Doug Clifford (bateria), que, sob outras denominações, tocavam juntos desde 1959. Adotaram o nome Creedence Clearwater Revival em 1967, com o qual lançaram as primeiras gravações em 1968. O nome C.C.R. surgiu pela junção do nome de um amigo do Tom Fogerty chamado “Creedence Nubal” e por um comercial de cerveja “Clearwater”. Já naquele ano obtiveram disco de ouro com o álbum Creedence Clearwater Revival. Ao longo da carreira, entre singles e álbuns, conquistaram nove discos de ouro e sete discos de platina. Separaram-se em julho de 1972. John Fogerty foi quem teve mais êxito na carreira solo. Seu irmão Tom faleceu em 6 de setembro de 1990. Recentemente, Stu Cook e Doug Clifford formaram o genérico Creedence Clearwater Revisited, e passaram a excursionar pelo mundo, tocando antigos sucessos da banda original.

O embrião da banda Creedence Clearwater Revival foi fundado em 1959, chamava-se Blue Velvets e era formada pelos irmãos John Fogerty (vocalista e guitarrista), e Tom Fogerty (guitarrista), Stuart Cook (baixo) e Douglas Clifford (bateria). Em 1966 conseguiram seu primeiro contrato com uma gravadora, a Fantasy, e com o nome de The Golliwogs gravaram dois singles. Embora não tivessem grandes pretensões o single foi bem aceito. Em 1967 mudaram o nome da banda para Creedence Clearwater Revival e a boa aceitação dos primeiros singles levou-os a deixar de ser apenas uma banda de covers dos anos 50 para se arriscar em suas próprias composições.

Em 1968 lançaram o seu primeiro álbum, auto-intitulado. Em meio ainda ao fenômeno das bandas inglesas o Creedence foi uma das primeiras bandas americanas a se firmar no topo das paradas (entre outros com os singles “Susie Q” e “I Put a Spell on You”).

Em 1971, após mais três álbuns de sucesso, o Creedence Clearwater Revival se tornou a primeira banda a superaros BEATLES como grupo de rock mais popular. Seu maior hit de todos os tempos, “Have You Ever Seen The Rain”, do álbum Pendulum, trata-se de uma das músicas mais coverizadas até hoje. Suas músicas de pouco mais de três minutos, com refrões fáceis e cativantes pavimentaram caminho para as bandas de Hard Rock que se seguiriam.

Contrastando com o sucesso crescente surgiu a notícia de que Tom Fogerty havia abandonado a banda para seguir carreira solo. O Creedence (como um trio) ainda lançou um álbum decepcionante, “Mardi Gras”, antes de ser declarada extinta em 1972. Desde então reuniram-se eventualmente para aparições em festivais diversos. Stu Cook e Doug Clifford chegaram a montar uma banda chamada Creedence Clearwater Revisited e se apresentaram tocando músicas de seu grupo antigo.

Todos os membros da banda participaram das gravações do álbum solo de Tom Fogerty lançado em 1974, “Zephyr National”. Tom Fogerty morreu em 1990 vítima de problemas respiratórios.

Em 2006 fizeram uma turnê pelo Brasil com a formação Revisited onde tocaram por uma semana, passando pelas cidades do Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Bauru, São Paulo, Jaguariúna e Tubarão. Passaram também por Porto Alegre alguns anos antes.

Vídeos:

Have you

ever seen

the rain?

Letra

Someone told me long ago
There’s a calm before the storm
I know
It’s been comin’ for some time
When it’s over, so they say
It’ll rain a sunny day
I know
Shinin’ down like water

I wanna know
Have you ever seen the rain?
I wanna know
Have you ever seen the rain
Comin’ down on a sunny day?

Yesterday, and days before
Sun is cold and rain is hot I know
Been that way for all my time
‘Til forever, on it goes
Through the circle, fast and slow
I know
It can’t stop,
I wonder

I wanna know
Have you ever seen the rain?
I wanna know
Have you ever seen the rain
Comin’ down on a sunny day?
Yeah!

I wanna know
Have you ever seen the rain?
I wanna know
Have you ever seen the rain
Comin’ down on a sunny day?

Tradução

[Você já viu a chuva?]
Alguém me disse há muito tempo
Há uma calmaria antes da tempestade
Eu sei, já vem chegando a algum tempo

Quando estiver terminado eles dirao
Que choverá um dia ensolarado
Eu sei, brilhando como a água

Eu quero saber se você já viu a chuva
Eu quero saber se você já viu a chuva
Caindo em um dia ensolarado

Ontem e nos dias anteriores
O sol estava frio e a chuva quente
Eu sei, tem estado assim durante minha vida toda

Até a eternidade
Através do circulo, rápido e devagar
Eu sei, e não posso parar, imagino

Eu quero saber se você já viu a chuva
Eu quero saber se você já viu a chuva
Caindo em um dia ensolarado

Eu quero saber se você já viu a chuva
Eu quero saber se você já viu a chuva
Caindo em um dia ensolarado

Hey Tonight

Discografia:

Veja no link abaixo a discografia de Creedence Clearwater Revival com download dos álbuns

http://blog.agoraerock.com/2009/02/creedence-clearwater-revival.html

20 Respostas para “O MELHOR DO ROCK ANTIGO (CREEDENCE)”

  1. Creedence é uma banda que dispensa comentários, 9 entre 10 motociclistas idolatram a banda, rockeiros pelo mundo a tem como referência de rock anos 70 pois condensam em seu trabalho a temática chave da juventude da década: espírito livre e. Eu tenho 2 LPs, mas costumo ouvir a collection que são 2 cds e tem tudo de melhor que a banda produziu.

    Grande lembrança!
    abraços

  2. Opa pedro,consegui um pc aqui na minhas ferias.Creedence é mt boa banda,parabens pela matéria !!!

  3. Creedence é muito som!!! Sem contar que Have you ever seen the rain foi regravada pelos ramones, rod stwart e outros!!
    Ótimo Post
    Abraços!!!

  4. Muito bacana a matéria!
    Nós que gostamos de rock and roll temos que fazer isso constantemente: mostrar, divulgar e levar adiante a história do rock.
    Tenho uma banda tributo ao Creedence, a Só CReedence. Deixo aí o convite para conhecerem: http://www.socreedence.com.br
    E também visitem meu blog: http://www.minhavidaeorockandroll.blogspot.com onde também é possível escutar a Rádio Putzgrila, uma rádio dedicada ao rock and roll.
    ABraços e Keep on Chooglin´!

  5. Thielly Diz:

    haha gostei!
    Adoro essa banda!

  6. Putz Creedence é uma raridade tempos bons era os tempos de anos 60 onde as bandas poderiam ser chamadas de ‘Bandas’ verdadeiramente e de rock verdadeiro concerta abraços, e achei muito interessante a sua matéria é bom retirar algumas coisas do baú!

  7. Cristiano Demarch Diz:

    O Creedence com Jonh e Tom Fogerty realmente é uma das melhores banda de rock , porém o Creedence Clearwater Revisited é uma banda
    muita boa e irão estar em Florianópolis em novembro , já comprei meus ingressos e estarei lá vendo Stu e Doug .
    Cristiano

  8. melror banda do mundo

  9. nosssa essa banda e melhor para min ate hoje nao tenha melhor
    musicas melhor: green river , have you ver , bad mon rizes , hey tuning
    midit espsiar ,

    Pesquisar ProcurarEnviar vídeos Criar contaFazer login

    Creedence Clearwater Revival – Green River + Lyrics garin4x4 97 vídeos Inscrever-seEditar inscrição Carregando… Atualize para Flash Player 10 para obter um desempenho de reprodução aprimorado. Atualize agora ou obtenha Mais informações. fechar
    709618
    exibições 709618
    exibições
    garin4x4 | 23 de setembro de 2008
    Green River is a song that was written by John Fogerty and recorded by Creede…
    garin4x4 | 23 de setembro de 2008
    Green River is a song that was written by John Fogerty and recorded by Creedence Clearwater Revival. It is the title track of their #1 album with the same name. The song was released as a single and reached #2 on the Billboard Charts. The B-side of the single, Commotion, reached #30 when released separately.

    Lyrics:

    Well, take me back down where cool water flows, yeah.
    Let me remember things I love,
    Stoppin’ at the log where catfish bite,
    Walkin’ along the river road at night,
    Barefoot girls dancin’ in the moonlight.

    I can hear the bullfrog callin’ me.

  10. flavia parente Diz:

    A melhor banda do mundo.Excelente.Toca na alma. tenho 60 anos de rock.Sou roqueira mas que minhas filhas. Nessa época era garotona e morava em Brasilia-DF.Época maravilhosa. Beijos pra todos os roqueiros do Brasil. Moro em Floripa e tenho que providenciar em intresso!!Beijos

  11. flavia parente Diz:

    Curto rock.Tenho rock na alma. sou da geração do Rock.Adoro dançar11Lava a alma.Pena que o Brasilé um pais preconceituoso!!Nos da geração do puro rock, com 50 ou 60 anos, quando caimos numa pista de rock, ficam todos olhando e em seguida penguntam que tenho – droga – pra fornecê-los.Essa juventude de hoje, nao conheceu o rock puro, autentico , na nossa epoca, infelizmente!!! Moro em Floripa e a banda vem pra ca agora em novembro bem no dia do meu aniversario, 21 de novembro!!! Estarei lá, com certeza!!! Beijos – Flavia de Floripa.

  12. Alfredo Diz:

    No domingo dia 08.05.11 a noite assisti John Fogerty no Credicard Hall de Sâo paulo, vocalista e compositor original do CCR , simplesmente espetacular, nem parece que tem 64 anos, parece muito mais novo que os outros ex integrantes, considero que está entre os 10 maiores genios da música , cantou 25 temas , dos quais 20 erão sucessos do CCR (ex. have a seen the rain, Ramble tamble, proud mary ,etc) , inclusive a banda que acompanha e muito boa.

  13. Gilmar Diz:

    Creedence é muito bom. Vejam também The Hollies irão se surpreender.

  14. beatriz Diz:

    mano adoro esses caras sao os melhores do mundo
    nimguem chega aos pes deles
    cantam muito
    e principalmente toca muito

  15. essa banda e sucesso curto ela desde os meus 20anos . vale apenas reviver o que e bom . e muito rock e muito som de qualiadade. essa banda sera eterna porque o que e bom e pra . e pra se ouvir e curtir a vida inteira

  16. eliananascimentomartins@yahoo.com.br Diz:

    Os pops creedence são os unícos ,suas músicas são as mehlores parabéns de uma fã muito satisfeita.

  17. Juarez Oliveira Diz:

    BHA, MEU TUDO DE BOM, É UM CLASSICO OS CARAS SÃO DEMAIS.
    SEM DUVIDA OS MELHORES.
    NÃO VIVI NO TEMPO DELES MAIS REVIVO HOJE OUVIDO TODAS AS COLETANIAS, SEM PALAVRAS.
    WANDERFUL IS WANDERFUL.

  18. Bom dia e uma Feliz Páscoa a todos,muito bom ,des de 1987

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: